Agrupamento de códigos de seguro médico – Pare de perder dinheiro para "Empacotado" Reivindicações de seguro médico

Agrupamento de códigos de seguro médico – Pare de perder dinheiro para "Empacotado" Reivindicações de seguro médico

14 de dezembro de 2022 0 Por Equipe de Redação

O que exatamente é “empacotar” de qualquer maneira? É quando uma seguradora combina dois ou mais códigos CPT, substituindo um código abrangente, muitas vezes ignorando modificadores ao longo do caminho. Esta prática pode reduzir suas contas a receber. Quando os códigos são agrupados, os códigos são agrupados e a seguradora só permitirá o subsídio de tabela de taxas para o código que considerar apropriado.

Existem maneiras de contornar o agrupamento. Primeiro, você precisa ter certeza de que está cobrando a reivindicação corretamente no envio inicial. Por exemplo, se você está cobrando um código E&M para um paciente que chega com pressão alta, mas o paciente também está reclamando de dor no joelho e você acaba fazendo uma aspiração da articulação do joelho, então você precisa se certificar de usar os modificadores corretos para indicar o que você está fazendo. Você deseja faturar o código E&M, digamos que seja 99213, com um modificador 25 para indicar que é um serviço separado e distinto fornecido durante a mesma visita. Então você cobraria pela aspiração da articulação do joelho com o código apropriado usando um modificador 59 para indicar um serviço processual distinto.

É absolutamente necessário conhecer o uso adequado de todos os diferentes modificadores para obter o reembolso total de seus serviços. Igualmente importante é a capacidade de ler uma EOB (explicação da declaração de benefícios) corretamente. Os EOBs podem ser bastante complicados e é importante entender o que a seguradora fez com o sinistro.

Quando a reclamação for processada e você receber o EOB, você precisa ter certeza de que a seguradora permitiu ambos os códigos separadamente. Afinal, você fez uma visita ao consultório para controlar a pressão alta e fez a aspiração que foi completamente separada da visita ao consultório.

Se a seguradora agrupar seus códigos, você deve entrar com um recurso. Em muitos casos, a seguradora reprocessará a reclamação e separará os códigos se você passar pelo processo de apelação.

O recurso não precisa ser complicado. Pode ser uma carta de formulário que você projeta onde você só precisa preencher os espaços em branco. Muitas operadoras agrupam as reclamações no processamento inicial porque a maioria dos escritórios não apelará da reclamação. Basta pensar quanto dinheiro eles economizam!

Você pode pensar que não vale a pena apelar, mas pode se surpreender se souber quanto dinheiro realmente perdeu ao longo do tempo. Se você tiver um sistema para arquivar os recursos que é um processo bastante simples, não levará muito tempo e você poderá aumentar seus recebíveis. Na minha opinião, vale o esforço.

Copyright 2007 – Michele Redmond